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Como atender clientes nervosos?

Como atender clientes nervosos?

Para atender clientes nervosos, você vai precisar ter jogo de cintura e compreensão, afinal ninguém fica nervoso sem motivo!

Quero compartilhar com você 5 dicas de como atender o cliente de forma eficaz:

1) Acalme o cliente.                                O primeiro passo é escutar tudo o que o cliente precisa falar, sem interrupções. Anote os detalhes, registre a reclamação  - além de você não esquecer os motivos, é uma forma de evitar que o cliente fique mais nervoso se precisar repetir. 

Desta forma, o cliente percebe o interesse e a atenção de sua parte, se sente mais tranquilo e acolhido. Seu papel aqui será amortecer o clima do atendimento.

2) Aja com empatia.
Evite dar prazos longos para a resolução do problema. Se preciso, alinhe com seu gestor para sanar o mais rápido possível.

3) Seja transparente. 
Se você erro não hesite em se desculpar, e dizer que isto não irá mais acontecer. Tenha ética ao fazer isto. Não vá falar mal de alguém da equipe, ou de algum setor, por exemplo. 

4) Facilite e crie conexão. 
Se o cliente errou, se equivocou, evite críticas e julgamentos. Mantenha a calma e esclareça com sutileza. Seja gentil ! 

5) Cordialidade no encerramento.
Confirme os dados de contato do cliente: telefone, e-mail, endereço. Assim não haverá problema de retorno. Mostre ao cliente a importância daquele contato. Ressalte que são reclamações como estas que fazem a empresa melhorar e crescer. 

Empresas são compostas de pessoas, e pessoas erram. Não há problema em errar, o problema é ser omisso e dar as costas para a solução.

Colabore com sua equipe, agregue valor em seu trabalho e seja reconhecido ! 

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