[ editar artigo]

Entenda o que é uma Consultoria Financeira e quando é indicado fazê-la

Entenda o que é uma Consultoria Financeira e quando é indicado fazê-la

A consultoria financeira consiste em contar com a ajuda de um mentor, ou seja, um especialista na área de finanças de uma empresa. Quer entender porque você deve começar a fazer uma? Leia o nosso artigo.

Passar por crises financeiras na sua empresa pode gerar um grande desgaste emocional. Porém, não é isso que faz com que tudo esteja perdido. Atualmente, existem diversas formas de encontrar a ajuda que precisa no mercado. Para optar pela melhor saída, é preciso conhecer um pouco mais o que está disponível e como essas alternativas podem ajudar você a acabar com os problemas.
Para auxiliar você nessa jornada, vamos apresentar uma solução que está se tornando cada vez mais conhecida: a consultoria financeira. Quer saber do que ela se trata e como você pode se beneficiar com esse investimento em épocas desfavoráveis? Continue lendo o nosso post e descubra a resposta para essas e outras perguntas!

Saiba o que é mentoria financeira e como ela funciona

A consultoria financeira consiste em contar com a ajuda de um consultor, ou seja, um especialista na área de finanças de uma empresa. Ele traz consigo a experiência do que deu certo e errado em sua carreira profissional. Por esse motivo, ele consegue avaliar as situações em que a sua empresa se encontra, e enxergar qual é o melhor caminho a ser seguido, afinal, já passou por circunstâncias parecidas com as suas.
É importante ressaltar que esse processo funciona de modo que as suas habilidades sejam desenvolvidas. Ou seja, o consultor não vai resolver nenhum dos seus problemas, e sim ajudá-lo e enxergar o que precisa ser feito e qual o melhor caminho a ser tomado.

Conheça os benefícios de contar com um consultor

Como você já pode perceber, a consultoria financeira terá a capacidade de amadurecer as suas ideias de mercado e torná-lo mais eficiente em seus processos. Isso, por si só, já um excelente motivo para contar com um consultor. Ainda assim, podemos listar mais alguns deles, que poderão fazer toda a diferença nas finanças da sua empresa. Veja quais são:

VENCER OS PRÓPRIOS MEDOS

Antes de resolver os seus problemas corporativos, a consultoria financeira vai ajudá-lo a vencer a si mesmo. Em outras palavras, será possível descobrir o que faz com que você se sinta inseguro no momento de tomar decisões importantes e descobrir a melhor maneira de lidar com esses medos.
Assim, você conseguirá ter uma cabeça mais fria e pensar de forma prática. Isso fará uma grande diferença nos momentos de estresse. O seu desgaste emocional será reduzido à medida que a sua segurança aumentar.

SUPERAR AS DIFICULDADES

Um outro benefício de contar com o auxílio de um consultor financeiro é o de ter ajuda para vencer as dificuldades que encontra agora. A verdade é que você precisa encontrar uma forma de tornar de:

  • superar as derrotas;
  • diminuir as tristezas;
  • não deixar que as dificuldades dominem você;
  • focar o que pode ser e não no que foi.

Assim, o objetivo da consultoria financeira é que você vença as dificuldades econômicas sem desistir ou achar que tudo está perdido no meio do processo. Conseguir isso sozinho pode ser muito difícil. Por isso, nada melhor do que contar com um consultor.

VER AS SITUAÇÕES DE FORMA DIFERENTE

Depois de passar por muitos eventos catastróficos que geram prejuízos e, consequentemente, alto endividamento, é normal que você, empreendedor, acabe vendo tudo como perdido ou se sinta sem saída. Então, é importante parar, analisar bem a situação e procurar outras formas de resolver os problemas. A consultoria financeira terá esse papel dentro do ambiente corporativo.
Você conseguirá ver essas situações difíceis de outra forma e, provavelmente, passará a enxergar novas possibilidades de negócio. Como resultado, com o passar do tempo, as coisas vão começar a melhorar.

CONTAR COM NOVOS APRENDIZADOS

A consultoria financeira também traz a oportunidade de você aprender mais sem que precise passar por todos aqueles problemas. O consultor terá a responsabilidade de compartilhar com você as experiências que já vivenciou, ajudando-o a aprender cada vez mais sobre como lidar com cada circunstância.
Assim, você vai conseguir reagir muito melhor às derrotas e passará a enxergar as vitórias de forma positiva, como realmente devem ser vistas. Um mentor também vai conseguir mostrar o caminho que você deve seguir. Sendo assim, ele poderá estabelecer um modelo a ser seguido para o sucesso.

CONSEGUIR SER REALISTA

No mundo dos negócios, é importante que você desenvolva um ponto de vista equilibrado sobre as coisas. Ser otimista demais vai impedir que você veja os erros e tome as medidas necessárias para corrigi-los. Ao mesmo tempo, desenvolver uma postura pessimista pode fazer com que você aponte defeitos em tudo, inclusive no que está bom, e não consiga enxergar uma forma de resolver o problema.
Desenvolver uma postura realista diante das coisas é o que vai ajudá-lo a ver o que precisa ser feito e tomar uma ação tendo certeza de que os problemas serão resolvidos. O processo de consultoria financeira o ajudará a desenvolver esse equilíbrio no mundo dos negócios.

Entenda quando é indicado contratar uma consultoria financeira

É indicado contratar uma consultoria financeira quando você necessita de algo feito sob medida para o seu negócio. Um profissional da área vai sentar com você e fará uma análise minuciosa para ajudá-lo a entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Outra indicação de que é o momento certo de contratar esse tipo de ajuda é quando você não consegue enxergar o que falta para as coisas funcionarem adequadamente. Um consultor poderá dar uma visão de fora e que pode abrir os seus olhos para corrigir os erros.
Entender o que é consultoria financeira e investir nela pode ajudar você a solucionar os problemas financeiros da sua empresa em épocas de crise. Procurar essa solução pode ser o que faltava para o seu negócio voltar a ser destaque no mercado e, consequentemente, muito lucrativo.
Gostou de saber o que é consultoria financeira e quando é indicado fazê-la? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo.

Um abraço, 
Flavia Perola

Comunidade Profissa
Flavia Perola
Flavia Perola Seguir

Sou consultora financeira e empresaria desde 2003 no Grupo JSJ, ajudando clientes na JSJ Consultoria em planejamento financeiro, isto é, a organizar as contas, economizar dinheiro, planejar, livrar-se de dívidas, literalmente, fazendo sobrar dinheiro

Ler conteúdo completo
Indicados para você