[ editar artigo]

Não tenho tempo!

Não tenho tempo!

Quantas coisas você já deixou de realizar por causa dessa frase? Quantas oportunidades você deixou passar por achar que não possui tempo? Pois é, acredito que muitas. Mas se pararmos por alguns minutos e refletirmos, na verdade não nos falta tempo, e sim a melhor administração do mesmo. Seja no trabalho, na faculdade e também na vida pessoal, saber administrar o nosso precioso tempo, se faz fundamental, para que ao final do dia ou até mesmo ao final de nossas vidas, não venhamos ser tomados por diversas frustrações originadas pelas oportunidades perdidas, pelos momentos únicos que deixamos passar, ou até mesmo os projetos que gostaríamos de ter realizado.

Somos mães, donas de casa, amigas, acadêmicas, trabalhamos e no momento iniciamo um projeto de consultoria chamado RH Visionário. Acredite se quiser, nós sabemos o peso que a frase “Não tenho tempo!” possui. Mas por conhecer o peso que ela tem, é que também pudemos aprender que tudo deve ser melhor administrado, para que percamos menos oportunidades, momentos e venhamos a ser bem sucedidos em tudo que nos propormos a realizar.

Vamos lhe propor um momento de reflexão. Nosso primeiro conselho é que você separe alguns momentos, mesmo se em sua mente vier uma voz te dizendo que não há tempo para isso (risos). Encontrou 10 minutos na sua agenda? Ótimo, é disso que você precisará por agora.  Responda as perguntas a seguir: Que horas você costuma acordar? O que você faz ao acordar? Você mal abre os olhos e vai conferir as novidades no seu celular? Dali você vai conferir seu e-mail, passa pelo Facebook, chega no Instagram, vai ao Linkedin e promete pra si mesmo que vai olhar só por mais 5 minutinhos. O que nos leva a próxima pergunta: Quanto tempo você fica ali preso no seu próprio mundinho? Pois é, acredito que você não consiga mensurar o tempo. Pois quando percebe já se passou algumas horas do seu dia sem ter noção de quanto tempo se passou, você ali de frente para a tela do celular, sendo totalmente improdutivo.  Conseguiu visualizar você nesse cenário?

Outro problema é quando você se envolve em muitas tarefas, mas na verdade não consegue finalizar a maioria delas. Você até inicia, mais não consegue desenvolvê-las ou até mesmo concluí-las. Pensa que por ter muitos compromissos está sendo produtivo, quando na verdade só está se cobrando por tudo que você deveria estar fazendo, deveria ter feito ou ainda vai precisar fazer. Ou seja, mais uma vez você está perdido em seu próprio mundo, paralisado, sem ter a mínima noção do tempo que enquanto isso, está se esvaindo. E agora você se identificou? Caso tenha se identificado com algum dos dois cenários apresentados, continue a leitura nós iremos te ajudar!

Bom, agora chega a parte em que vamos te dar algumas dicas, para conseguir mudar o cenário que você se encontra. Mas como em todo processo de ajuda, como em uma consultoria, mentoria, para dar certo, isso vai depender mais de você do que de nós. Vamos lá!

Procure estabelecer uma rotina, um horário para acordar, para dormir, muitas pessoas sentem-se mais produtivas pela manhã, outras durante a noite. Caso você tenha a flexibilidade de trabalhar no horário em que sente-se mais disposto, busque planejar sua rotina em torno desse horário. Algumas pessoas conseguem descansar com apenas 6 horas de sono, outras com somente 8h, respeitar suas horas de descanso é fundamental para que você sinta-se mais disposto e consiga produzir muito mais no período estabelecido para trabalhar. Busque se alimentar bem, para que seu corpo e mente trabalhem bem, estar saudável e forte, é essencial. Ao final de cada dia, busque fazer uma lista com suas prioridades, para que no dia seguinte, não se veja perdido em meio a tantas tarefas, sem saber por onde começar. Ter discernimento sobre as atividades que agregam valor e aquelas que só tomam o seu tempo, também é importante. Além disso, ao iniciar suas tarefas, busque realizar as que possuem maior prioridade e são mais complexas, ao final do dia, sua mente irá agradecer por ter lidar com tarefas que você consegue realizar mais facilmente, o que te deixará também mais motivado a concluir todo o seu planejamento. Procure estabelecer intervalos de 10 minutos para que possa ir ao banheiro, comer algo, dar uma espiadela no celular, autocontrole é fundamental, respeite o limite máximo de 10 minutos, não exceder esse limite é essencial para que você possa concluir sua rotina com sucesso. Há um estudo que diz que nosso cérebro só consegue se manter concentrado por cerca dos primeiros 50 minutos, então por isso se faz importante os intervalos. Você verá que retornará ao seu trabalho com muito mais foco e disposto a continuá-lo.  Acredite você pode sim administrar o seu tempo e torná-lo proveitoso ao máximo, basta se empenhar e estabelecer uma rotina, tudo no ínicio é mais difícil, mas logo depois quando praticado por alguns dias seguidos, tornar-se um hábito. Nós acreditamos em você! E você? Acredita em si mesmo?

 

 

 

Comunidade Profissa
RH Visionário
RH Visionário Seguir

Consultoria em Recursos Humanos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Compartilhando conteúdos pertinentes a área de Gestão de Pessoas. Realizando uma consultoria de excelência.

Ler conteúdo completo
Indicados para você