[ editar artigo]

Processo motivacional

Processo motivacional

“Um motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou pelo menos que dá origem a uma propensão à um comportamento específico.” CHIAVENATTO.

Um processo começa quando levantamos a necessidade de fazer algo , do latim procedere é um termo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere) e é um conjunto sequencial e particular de ações com objetivo comum. Pode ter os mais variados propósitos: criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.

A motivação do Latim movere, mover + ação, o que me move para agir, para falarmos de processo motivacional precisamos compreender, que para cada individuo esse “motivo” é diferente e depende da sua cultura e meio em que vive a condição social em que se encontra, a maturidade e o grau de instrução e outros fatores.

Dentro de uma organização, precisamos lidar com as varias vertentes do ser humano e dentro dessa diversidade encontrar pontos em comuns para criar um laço afetivo ou não, pasmem tem pessoas que se motivam pelo medo. Claro que não é positivo nem recomendado. O fato é que precisamos entender um pouco de cada individuo para começarmos um processo motivacional, a motivação deve começar dentro de cada um, mas podemos provocar ou nos tornarmos influentes, isso no caso de lideres é bem importante, pequenas ações causam um efeito muito positivo com a equipe de trabalho, perceber o outro o tratamento a forma que disponibiliza ajuda, comemorar as datas e metas provoca proximidade, e a partir daí teremos pessoas motivados a colaborar com a empresa.

Toda organização deseja produtividade seja comercial ou não, nos processos motivacionais precisamos entender as dificuldades e necessidades do grupo em que vamos aplicar e esse processo deve ser continuo, uma das minhas primeiras experiências nestes processos, foi quando assumir um grupo que estava muito revoltado, por conta do líder anterior ter sido desligado e criou uma barreira com a minha pessoa. Tive que começar entendendo o processo e o histórico da equipe e mostrar com ações e conversas meu trabalho para conquistar cada colaborador, percebi quem eram os maiores influenciadores e comecei a delegar pequenas tarefas, aos poucos fui conquistando a confiança e comemoramos vários resultados positivos. Cheguei a ficar 9 meses consecutivos com os melhores resultados nacionalmente.

Costumo falar que o processo motivacional precisa ter vários pequenos processos, para desenvolver uma campanha ou ação de curto prazo, precisa saber o que quero atingir, como somos diferentes, para atingir certos objetivos teremos que tratar algumas situações no individual, porque terá colaboradores que o incentivo é financeiro, outro que o incentivo e ser elogiado, outro que precisa ser cobrado e etc. Falando em cobrança ela precisa existir nos processos, se o líder não cobra nem sempre acontece, mas esta cobrança não deve ser exacerbada, pode ser até agressiva, pois precisamos entregar o objetivo.

A motivação é o conjunto de forças que sustentam, regulam e orientam as ações de um organismo para determinados fins. Este processo se dar de forma natural ou provocado pelo amor ou até pela dor, quantas pessoas você conhece que após uma situação de trauma fizeram uma mudança significativa na vida e deram um “UP”. Quantas pessoas na sua familia ou circulo de amizades que ficaram mais responsáveis depois de serem pais ou simplesmente por estar em um relacionamento mais serio, e isso o levou a buscar mais..

O que vai te mover? Onde pode tocar para provocar... Não tenho todas as respostas e não as tenha, porque o mundo gira e teremos muito a aprender e a ensinar, mesmo que tenha todas as respostas escute e entre na visão do outro, não irá atingir o ser humano sem se tornar parte dele.

"... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, para desenvolver os nossos potenciais".

Masow.

O processo pode ser individual ou coletivo mas só vai existir se for permitido, se as barreiras forem ultrapassadas, é como conhecer o novo e se permitir. É como sentar e tomar um café.

Agradeço a oportunidade de estar a cada dia, mostrando um pouco do ser humano na visão da gestão de pessoas,

 

Abraço na alma!

Alex Ramos

#RHnaveia

https://linktr.ee/RHnaveia

Alex Ramos é Graduado em Gestão de Recursos Humanos na Estácio - FIB. Pós graduando em psicopedagogia,Tem sua carreira desenvolvida nas áreas de Atendimento, Comercial e Vendas. Profissional com mais de 10 anos de experiência em gestão de equipes, participa de processos de cliente oculto, recrutamento e seleção, apresentação de resultados e treinamentos. Apaixonado por desenvolvimento de pessoas, atuante em projetos de motivação nas organizações que atuou.  Mentor no projeto #adoteumprojetoderh e Criador e desenvolvedor do blog #RHnaveia.

Comunidade Profissa
ALEX RAMOS
ALEX RAMOS Seguir

Alex Ramos é Graduado em Gestão de Recursos Humanos na Estácio - FIB. Pós graduando em psicopedagogia,Tem sua carreira desenvolvida nas áreas de Atendimento, Comercial e Vendas. Profissional com mais de 10 anos de experiência em gestão de equipes, pa

Ler conteúdo completo
Indicados para você